segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Falando um pouco de Ed. Física

Diante das minhas observações sobre o que é a Educação Física, percebo e acredito que esta ciência é muito maior do que o seu nome significa e traduz. A meu ver a Educação Física vai e deve ir além das questões do corpo, se tornando assim uma grande e forte ferramenta nas questões sócio-culturais e sem dúvidas educacionais também no país.

Mente e Corpo

O que controla o nosso corpo é a nossa mente e se nossa mente não estiver bem trabalhada, bem educada, posteriormente nosso corpo não estará e também não terá condições de ser bem trabalhado e bem educado. Diante desse conceito posso afirmar que ao agir primeiro na mente, vamos obter maior sucesso quando chegar a hora de agir no corpo. É importante lembrar que trabalhar as duas vertentes simultaneamente também é uma grande saída para alcançar os avanços desejados.

Educação Física e Escola

A Educação Física deve ser vista na escola como um instrumento de sumo valor no que diz respeito ao crescimento do aluno, seja ele pessoal, esportivo, emocional, entre outros. Não é justo e também não é inteligente analisar a Educação Física apenas como matéria escolar, tendo nela um leque de opções que podem resolver muitas questões vistas no cotidiano escolar.

Educação Física, Escola, Professor e Aluno

Educar a mente e o corpo de crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, mas também entendo que é uma tarefa gostosa e que nos surpreende a cada dia. Acredito que é um aprendizado mútuo. Sendo assim, entendo que não seja uma tarefa das mais difíceis e se torna até prazerosa. Se tivermos uma equipe de professores e coordenadores remando para o mesmo lado e pensando de maneira semelhante, certamente já estaremos dando um grande passo para a realização de projetos esportivos, culturais e educacionais de maneira geral.
O Professor de Educação Física pode ir além e fazendo isso, sem sombra de dúvidas se torna uma peça fundamental no ambiente escolar. Nós podemos se assim desejarmos, modificar, transmitir e ajudar, temos o poder de fazer acontecer, podemos fazer a diferença. Sendo assim, porque ser omisso? Nós professores e adultos de maneira geral, não podemos tratar as crianças como “idiotas”. Criança é pra ser tratada como tal, apenas como criança. Adolescentes não devem ser vistos por nós como delinqüentes, não devem ser tratados como marginais, culpados. Devem ser enxergados apenas por aquilo que são e por aquilo que tentam demonstrar em suas mais diversas formas de expressão.

Esporte na Escola

O esporte na escola pode ser implantado de diversas maneiras. Podemos trabalhar de maneira lúdica, competitiva, cooperativa, podemos atuar multiplamente quando se trata dessa junção interessante que é o ESPORTE/ESCOLA.Para implantar o esporte na escola é necessário saber e conhecer a filosofia, a proposta de trabalho da determinada escola para com esse tipo de atividade. Após tomar conhecimento disso é só pôr em prática o trabalho.É sempre bom trabalhar também em cima da idéia de que o esporte na escola deve ser visto como forma de inclusão e integração social seja ele tratado de forma lúdica ou até mesmo de maneira mais competitiva.

Educação Física – Teoria e Prática

Existem escolas que oferecem aos seus alunos aulas teóricas e práticas de Educação Física, outras trabalham só com a parte prática e ainda existem aquelas que preferem somente a teoria. Particularmente, entendo que as duas formas são interessantes e que com as duas sendo aplicadas, o aprendizado se torna mais amplo e prazeroso. Sem falar que com a teoria o professor se vê na "obrigação" de planejar e sempre melhorar suas aulas, já que é ele que apresenta o conteúdo aos alunos.

Educação Física, Cultura, Arte e Lazer

Seria um erro imaginar que os itens do tema acima não combinam e se fazem distantes. Acredito muito na proximidade desses itens, acho que a Educação Física não pode ser tratada com limites. Sendo assim, dentro da Educação Física podemos falar sobre música, esporte, política, sobre muitos assuntos do interesse de todos ou que ao menos poderiam ser apresentados a todos.
O professor de Educação Física pode promover e falar sobre eventos, sobre passeios que marcam ou que marcaram época, é importante citar a história de determinado esporte, da cidade na qual se vive, dos países que controlam o mundo e por aí podemos expandir, viajar, realizar e através desse conjunto de temas, podemos ensinar, educar, fazer crescer. Seja com futebol, basquete, na música, com o teatro, na simples brincadeira de roda, de ciranda, no conhecimento que é transmitido... São diversas as formas de agir e melhorar a educação. Basta querer, ter percepção, vontade de mudar, de fazer diferente, de agir e de fazer valer a importância fundamental que cada um de nós possui no meio em que vive. É uma questão de enxergar as situações e não limitá-las, não perder tempo com bobagem e fazer a diferença na vida das pessoas.

Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário