quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Gênio Baixinho...

Nascido na Favela do Jacarezinho, criado na Vila da Penha, mundialmente conhecido, fez da bola sua melhor amiga, fez do futebol sua vida, dos estádios fez seus palcos, mas o Maracanã seu Templo maior.
Romário de Souza Farias, um menino, um homem, dentro da área virou um Gênio.
Revelado pelo Vasco, Romário logo dispontou entre os profissionais com a mesma força que iria carregar por toda sua carreira. Romário era veloz, tinha atitude de um gigante, logo se tornou marrento, desde sempre! Abriu portas por méritos outras foram abertas por imposição e arrogância, mas também algumas portas se fecharam durante sua carreira.
Após surgir como promessa em São Januário e jogar ao lado de Roberto Dinamite, partiu para Holanda aonde se tornou um Rei atuando pelo PSV. Muitos gols e belas vitórias, Romário era sinônimo de jogo resolvido.
Ser Rei na Holanda era bom para Romário, mas ainda não haviam descoberto sua genialidade, mas foi na Espanha vestindo a camisa do Barcelona que Romário se tornou o "gênio". Na Espanha a vida era muito boa, Barcelona uma das cidades mais festivas da Europa, Romário jogava em um grande clube, conheceu grandes lugares, ele estava em casa, mas se tratando do Baixinho algo ainda estava faltando!
Foi quando a Seleção Brasileira caminhava com dificuldades para se classificar para o Mundial de 94, que o então treinador Carlos Alberto Parreira se rendeu à genialidade de Romário. E foi naquela última partida das eliminatórias, contra o Uruguai que Romário atravessou o Atlântico para marcar dois gols e carimbar o passaporte brasileiro rumo aos Estados Unidos e é claro, rumo ao Tetra.
Na terra do Tio Sam o Baixola fez a festa, fez gols, enlouqueceu as defesas adversárias ao lado do companheiro Bebeto. Mas foi na grande decisão contra a poderosa Itália do também grande craque Baggio, que Romário através de um erro do rival se tornou o melhor jogador do Mundo de 94 ao conquistar o Tetra para o Brasil.
Pôlêmico, goleador, irreverente, Romário jogou por Vasco, Flamengo, PSV, Barcelona, Fluminense, teve nos Estados Unidos, jogou até na terra dos Cangurus, foi notícia sempre, é notícia até hoje.
Romário é um mito, é um ídolo, um ícone para o futebol brasileiro e mundial. Há os que não gostam do Baixinho por seu jeito marrento e indiciplinado, mas de fato é necessário ressaltar sua genialidade com a bola nos pés.

Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário