terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Não é proíbido se comunicar...

O ser humano deveria observar com mais atenção e carinho aquilo e aqueles que estão a sua volta. Vejo pessoas voltando para casa, sentadas, dentro de um ônibus que enfrenta um engarrafamento imenso nas avenidas das grandes cidades. Percebo que as pessoas não se comunicam não se expressam tanto como poderiam e talvez esse seja mais um dos motivos para tanta guerra política, tanta guerra urbana.
As pessoas pouco se falam, logo não se entendem, é difícil ver pelas ruas um simples “bom dia”, um cumprimento normal, imagine então conversar com alguém que nunca se viu antes? Completamente ou quase impossível de se ver por aí. Enfim, até entendo que pode parecer estranho, do nada ir falando pela rua com outras pessoas que nem conhecemos, mas também nunca soube de que tal ação é algo proibido por lei.
Abordar alguém e lhe dizer uma simples palavra de conforto, um simples conversar não pode ser visto de maneira tão assustadora, realmente entendo que aquela velha máxima de que não se deve falar com estranhos é até interessante e uma bela forma de se proteger deste mundo perigoso e cada vez mais temível, mas também não dar oportunidade para que o outro se aproxime e lhe transmita algo que pode ser proveitoso, é algo meio radical demais, já imaginou que uma simples palavra de um ser jamais visto por você pode ser a salvação do seu dia? Pode ser a solução para os seus problemas? Vai que em determinado dia você acordou com vontade de se jogar da ponte ou simplesmente acordou se sentindo a pior das criaturas? Enfim, uma palavra de carinho, uma conversa informal, até pode te ajudar em momentos difíceis, pode ser realmente algo muito estranho, muito louco, mas no meio de tanta violência, de tanta loucura em busca da fama, do sucesso, com a vaidade rolando solta por aí e tanta coisa feia se firmando nesta vida tão bela, acho que se aproximar de nossos semelhantes, falar com eles e lhe dizer coisas boas, já é um inicio para que o entendimento entre seres da mesma espécie evolua, já seria um grande passo para que no lugar da discórdia, do rancor, seja transmitido um pouco de carinho e um tanto de amor.
Não importa de onde vem a mensagem, seja ela de onde for, o que vale é a maneira como ela chega até você e ainda digo mais, só o fato de estar recebendo alguma mensagem que te dê força, que te ajude a continuar caminhando por essa estrada de espinhos que é a vida, já é algo muito produtivo, gratificante, enriquecedor.
A transmissão de bons pensamentos, de idéias inteligentes e de sentimentos puros, é algo que não se deve questionar, se entender muito, a melhor coisa a fazer é aceitar esse tipo de coisa, que acontece muitas vezes de maneira natural, simples e verdadeira. Enfim, acredito nisso, acho sim que essa coisa de falarmos com o próximo pode começar a resolver um monte de questões em nossa sociedade cada vez mais triste. Vejo a falta de comunicação entre os humanos como um dos grandes fatores que fazem a vida deixar de ser tão bela como ela é.
Bom, acredite! Você tem força suficiente para colorir o mundo com uma tonalidade mais branda e suave. Vamos lá! Você é capaz, faça acontecer! Modifique! Seres humanos possuem dentro de si uma enorme força, uma enorme e importante influência sobre seus semelhantes, mas muitas vezes usam essa força de maneira errada, experimente iniciar uma mudança em si mesmo, olhe-se no espelho, mas não enxergue somente o que está refletindo ali, procure encontrar suas virtudes que podem estar perdidas em seu interior, tente notar suas lacunas vazias e esteja certo de que você é capaz de completá-las em breve, vá em frente, não pare, transmita sorrisos, sua alegria pode ser derramada sobre a vida de uma pessoa que é desconhecida, mas que também, está triste e precisa de você em determinado momento. Mudar os outros não é o melhor caminho, reclamar, esperar mudanças do outro lado da rua não é a melhor maneira de resolver as coisas, pois a verdadeira mudança tem que começar com a gente, temos que mudar, nos corrigir, pois aí sim, essa nossa mudança interna será remetida aos outros que estão ao nosso redor.


Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário