terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A safada da sociedade...

Não saberia definir o que penso sobre essa nossa sociedade. Na verdade nem deveria chamar isso em que vivemos de sociedade, até pelo fato de que no “Pai dos Burros” o significado da palavra sociedade caminha totalmente distante daquilo que a mesma representa por aí. Seja no Sudeste, no Norte ou até no Nordeste.
A mentira é grande, o roubo não tem fim, a maldade se faz presente e a verdade fica cada vez mais ausente, tornando as pessoas prisioneiras de si mesmas, prisioneiras uma das outras, elas se acorrentam na nomenclatura de fatos insignificantes, se posicionam de acordo com o tocar da banda, mas não fazem sequer um solo surpreendente, num show que vai cada vez mais se afundando numa piscina na qual o Cazuza já havia dito na década de 80, estar cheia de ratos, com uma sujeira que não se limpa, uma sujeira que contamina a mente fraca e gananciosa dos nossos governantes, estes cada vez mais ricos e sem vergonha.
Vir aqui e soltar o verbo em cima da sociedade, dos governantes, até do povo que não faz muita coisa pra melhorar, é fácil, assumo que na posição que estou aqui, te dizendo e contando histórias é algo muito simples, com caneta e papel na mão sou uma espécie de Super Homem, sim, viro um super herói, minhas ações aqui até podem ser criticadas, mas assim como o nosso querido Clark Kent, também irei obter um final feliz, pois não terei um Lex Lutor que tentará fazer com que eu pare de expor minhas idéias, mesmo que este seja o nosso viajado presidente. Lembre-se, não tenho nada contra as demasiadas viagens do nosso maior membro no planalto, mas é bem verdade que nessas viagens a mala do Lula e da Dona Marise, embarcam com muita coisa e retornam com muito mais coisa ainda, mas o curioso mesmo é que no meio dessas tantas coisas que retornaram junto com aquelas que foram, não encontramos novas formulas de melhorar a economia do país por exemplo.
Enfim, a verdade mesmo é que vivemos rodeados por uma sociedade que vive exalando uma hipocrisia desagradável. A hipocrisia está exposta por aí, são padrões de comportamento impostos desde os primórdios, são maneiras de se sentar à mesa, de segurar o talher, de se vestir e tudo mais. Mas me diga... O homem que vive sujo na rua, que não é visto de maneira positiva pela maioria vai aprender a segurar o talher pra que? Ele nem tem o que comer. Vai se comportar pra que? Ninguém percebe e valoriza sua importância. É meio complicado isso, mas a verdade é que essa desigualdade, essa vida hipócrita que nos submetemos é uma grande sacanagem que a sociedade que se diz puritana, vai fazendo a cada dia. Qual é a diferença entre a Garota de Programa que pelo horário deve estar ali na Atlântica ganhando um trocado, para a donzela rica e bem nascida que andou trepando com funcionários do Copa Palace em um dos banheiros do hotel, enquanto no salão nobre rolava uma grande festa nada padronizada de acordo com o que se entende de padrão social? Desculpe, mas a única diferença é que quem tinha a grana nessa transa era a donzela que se doava com carinho e prazer para os dois homens trabalhadores. Que caridade!
Bom, não estou aqui pra dizer quem é certo, quem é errado, só não vou ficar nessa achando que quem deu mais é safado e que quem deu menos é puro... A verdade é que de puro a sociedade tem quase nada, de safada tem quase tudo.


Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário