terça-feira, 3 de março de 2009

Infância na Suíça Brasileira

Minha infância se passou em Nova Friburgo, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro, lugar frio, charmoso, aconchegante. Muito conhecida no ramo de lingeries, possui um forte mercado no que diz respeito a queijos e vinhos, anualmente é realizado um evento tipicamente alemão na cidade: é a Beer Festival, com apresentações dos mais famosos cantores nacionais e também de grupos de danças alemães. Friburgo me faz lembrar do orvalho caindo sobre as plantas e flores no jardim de minha casa, toda manhã ao ir a escola, caminhava pela rua e podia enxergar as gotas escorrendo sobre elas, uma verde, a outra amarela, copos de leite, bem branquinhos, violetas, um colorido sutil, leve, com alma, com essência que me levava, me encantava.
Falar de Friburgo, citar pessoas queridas, recordar uma época que não volta mais, é algo mágico para mim, um momento nostálgico sim, mas um momento que me faz ser criança novamente, me faz jogar bola com a saudosa Irmã Cecília, me faz ganhar broncas e aplausos do Professor Tadeu, faz com que eu volte a sala da direção pois fiz bagunça na aula de matemática...
Viajar no tempo, voltar para um passado lúdico como este que se refere a minha infância é como conferir se está tudo em dia com meu coração, é me emocionar, encontrar nessas lembranças alegrias e tristezas, um conjunto de sentimentos que fazem do hoje algo sólido, é como se eu estivesse resgatando amigos que ficaram para trás, amores que tive, outros que criei, na verdade me pego resgatando uma parte de mim que fica guardada na memória, aqui dentro de mim, mas que não morre, não se perde, pois sempre se depara com a intensidade dos meus pensamentos que lutam para trazer de volta a paixão por uma cidade que me acolheu, a cidade aonde passei momentos de uma infância feliz, suave, bonita...foram aniversários, datas importantes como o Natal, páscoa, confraternizações entre amigos, familiares, festas juninas no colégio aonde estudei e uma série de outras coisas mais.
Minha infância é marcada por alegrias, por um frio que me deixava encolhido, quietinho na hora de dormir, envolvido por um calor que chegava através do carinho, do sentimento que existia, sentimento este que me faz vir aqui e escrever sobre essa tal Friburgo, a famosa Suíça brasileira.

Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário